domingo, 6 de dezembro de 2009

Prefeito vistoria obras que vão levar mais qualidade de vida à população de Osasco


176-ceu-sto-antonio-romulo-fasanaro-filho-2
Na manhã do sábado, 2 de maio, o prefeito Emidio de Souza, acompanhado do deputado federal João Paulo Cunha e dos secretários municipais Cláudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer), Jorge Lapas (Governo) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes), percorreu a cidade em vistoria a obras.
Pela manhã, o prefeito esteve na zona Sul onde acompanhou de perto o andamento da construção de uma área de lazer no Jardim São Victor, que contará com quadra poliesportiva, cancha de bocha, playground e pista de caminhada.
176-morro-do-sabao-romulo-fasanaro-filho-22Moradora do bairro, Selma Cardoso da Silva aproveitou a visita do prefeito para agradecer pela obra. “Estamos muito felizes porque esta obra vai mudar nosso bairro. Além disso, Emidio está realizando um sonho dos moradores desta região, transformando este local numa área de lazer. Esta obra vai trazer muitas coisas boas para nós”.
Em seguida, o grupo esteve na Creche Amélia Tozzeto Viviane, no Olaria do Nino, que passou por obras de readequação, garantindo a integração da Emei do bairro à unidade, que agora conta com dois berçários com ilhas de banho e um solário, além de banheiros adaptados, playground e novos espaços pedagógicos, como sala de leitura e sala do Lego.
Já no Jardim Conceição, o prefeito conversou com moradores das unidades habitacionais entregues pelo PSH (Programa de Subsídio Habitacional). “Estou muito feliz por ter uma casa para chamar de minha. Isso aqui é meu e não tem coisa melhor”, disse Jucilene dos Santos Ribeiro, moradora do bairro há cinco anos.
Emidio também esteve no Conjunto dos Metalúrgicos onde segue o aterramento da área para a construção de um parque ecológico. No local, já foi realizada a canalização de córrego, em convênio com a DERSA (Desenvolvimento Rodoviário S.A). Construído numa área de 20 mil m², o parque será um dos maiores da região e terá campo de futebol, quadra poliesportiva, quiosques e pistas de skate e caminhada, entre outras opções de lazer.
Outra importante obra vistoriada foi a construção do CEU no Jardim Santo Antônio, na esquina das avenidas João de Andrade e Internacional, que atenderá alunos de Creche, Emei e Emef, além de oferecer atividades culturais e esportivas para a população.
No Jardim Roberto, após a canalização de córrego e da regularização dos loteamentos da Vila Rica, a prefeitura constrói agora uma área de lazer entre as ruas Pedro Moraes de Almeida e Aureliano Suplício de Jesus, que contará com quadra poliesportiva, espaço para patinação infantil, praças de convivência e playground, entre outros equipamentos.
Na ocasião, o prefeito conversou com representantes da Associação de Moradores 31 de Janeiro, sobre as obras que estão sendo realizadas e região e ouviu sugestões para melhorias.
No bairro há mais de 10 anos, a dona de casa Teresa dos Santos agradeceu pelas obras. “Antigamente aqui era só lixo, era puro abandono. Estou muito agradecida por esta obra, que vai garantir mais dignidade pra gente que mora aqui”.
Ainda na zona Sul, Emidio esteve reunido com membros do Movimento Habitacional Casa para Todos, na Rua Projetada, no Jardim Cirino, que foi pavimentada numa ação conjunta entre a prefeitura e os moradores.
Já na zona Norte, Emidio passou pelas obras do Parque da Bicicleta, no Jardim Piratininga, que está sendo construído às margens da Rodovia Castello Branco e que contará com pistas de bicicross e de caminhada, além de uma área de lazer.
Emidio também visitou as obras de urbanização do Morro do Sabão, realizadas em parceria com o governo federal, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e integra o maior projeto de urbanização de áreas livres da história da cidade.
A última vistoria do sábado aconteceu nas obras de construção da Cemei (Creche e Escola Municipal de Educação Infantil) do Jardim Marieta, que vai atender 1140 alunos da região.
Ao todo, são dois blocos, com cinco pavimentos cada, interligados e com 5,3 mil m² de área construída. Além das salas de aula, a unidade contará com elevador, banheiros adaptados, brinquedoteca, biblioteca, salas de arte e informática e solário.
Também acompanharam o prefeito nas vistorias os vereadores Aluisio Pinheiro (líder do prefeito na Câmara), Antonio Toniolo, Fumio Miazaki, Rubens Bastos, Valdomiro Ventura e Valmir Prascidelli; entre outras autoridades e lideranças comunitárias.

Prédio de 50 anos ganha reforma e dá vida nova à Emef Quintino Bocaiúva, de Osasco


Prédio de 50 anos ganha reforma e dá vida nova à Emef Quintino Bocaiúva,  de Osasco
A rede municipal de ensino de Osasco ganhou, na sexta-feira, dia 18, 140 novas vagas. Elas foram abertas na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Quintino Bocaiúva, no Jd. Novo Osasco, que passou por reforma e ampliação. Em função da reforma a que as unidades de ensino de Osasco vêm sendo submetidas, já foram criadas novas 7 mil vagas na rede. A inauguração foi abrilhantada pelo show da dupla Matheus Minas e Leandro.
Com a reformulação, a capacidade de atendimento da escola, construída há 50 anos, sobe de 960 para 1.110 alunos. O projeto incluiu também reforma das salas existentes e construção de mais 7, reforma dos banheiros, implantação de banheiros adaptados para deficientes, revisão das redes hidráulica e elétrica, revisão geral da cobertura, criação de sala de leitura e informática, reforma na cozinha com ampliação do refeitório e páteo, reformulação de toda a área administrativa, cobertura em policarbonato nos acessos, ampliação do estacionamento, reforma geral da quadra de esportes, pintura e paisagismo, alargamento da calçada e criação de bolsão de espera para pais e alunos, revitalização da praça e colocação de totem de identificação.
Durante a inauguração, a diretora da escola, Loide Ribeiro de Andrade Franco, agradeceu ao prefeito pela conquista. “Quando cheguei, fiquei impressionada com o abandono. Hoje sim, esse prédio pode ser chamado de escola”, disse.
Prédio de 50 anos ganha reforma e dá vida nova à Emef Quintino Bocaiúva,  de OsascoO prefeito Emidio de Souza, por sua vez, salientou que mais de 90 das 150 unidades de ensino que compõem a rede já foram reformadas. “Trata-se de uma reforma muito importante, pois além de melhorar a condição de trabalho dos funcionários e o ambiente para os alunos, Osasco ganha novas vagas. Essa é uma nova escola, em um bairro que vai se tornando cada dia melhor, com mais segurança, por causa da base que inauguramos aqui próxima à escola. Além disso, o Novo Osasco vai ganhar uma bela área de lazer, em breve”. Emidio ainda falou da revolução que a prefeitura está fazendo na área de Educação. “Não estamos só reformulando a forma física das escolas, mas o conteúdo da Educação. Oferecemos cursos de formação para os professores e toda a rede conta com os jogos educativos do projeto Lego, que muitas escolas da rede particular ainda não têm. Isso sem contar com o Recreio nas Férias, com atividades no recesso escolar. Estamos formando crianças não só na alfabetização, mas com prática de cidadania. Por tudo isso, a Educação pública de Osasco está a cada dia melhor. Um novo plano de carreira para o Magistério foi aprovado recentemente, mães e alunos podem sentir a diferença na qualidade dos uniformes e da merenda que é servida atualmente, enfim, são ações que se complementam e fazem da Educação, em Osasco, motivo de orgulho”, completou.
Também prestigiaram o evento os secretários municipais Waldyr Ribeiro Filho (Obras); Jorge Lapas (Governo); Luciano Jurcovichi (Serviços Municipais); Gelso de Lima (Saúde); Gilma Rossafá (Promoção Social); a diretora de Comunicação Social, Emilia Cordeiro; a coordenadora do OP, Nice Abrantes; a coordenadora de Gênero e Raça, Joana D´Arc; e os vereadores Osvaldo Vergínio (presidente da Câmara); Nelson Matias, Antonio Toniolo, Mário Luiz Guide e Rubens Bastos.